memorias feminino

A Presença Militar Portuguesa no Ultramar - Memórias no Feminino

Este projeto visa a recolha de testemunhos e o registo de memórias da vivência de mulheres portuguesas que acompanharam os militares em missão no ultramar: na Índia, em África, em Timor e em Macau. A presença militar portuguesa no ultramar não foi uma realidade vivida exclusivamente no masculino, as mulheres acompanharam os maridos que estavam em missão, construíram famílias, aproximaram a vida privada da missão militar.

livro 115 anos

DIA DA ANTIGA ALUNA 2017

Comemorou-se, no dia 9 de março, o 98.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) e concomitantemente o Dia da Antiga Aluna (AA), na Sala do Teto Bonito que, embora começando a dar mostras de degradação, é ainda um espaço emblemático do imaginário de todas as AA.

Nesta sessão, o Prof. Doutor David Justino apresentou a Obra "Instituto de Odivelas – 115 anos a formar e a educar",

novo portal

97.º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DAS ANTIGAS ALUNAS DO INSTITUTO DE ODIVELAS

O Dia da Antiga Aluna foi comemorado no antigo refeitório das monjas do Mosteiro de Odivelas (Sala do Tecto Bonito). Durante a cerimónia, que decorreu no dia 19 de Março de 2016, prestámos homenagem à antiga aluna Maria Margarida Pereira-Müller, ao Dr. Renato Cordeiro (Técnico de Contas da AAAIO)   ...

Teatro D Luiz Filipe

99.º ANIVERSÁRIO DA AAAIO - DIA DA ANTIGA ALUNA

As comemorações decorreram no Teatro D. Luís Filipe, presididas pelo Vice-chefe do Estado Maior do Exército, TGen Campos Serafino, com a presença de outras individualidades civis e militares convidadas, bem como representantes das associações congéneres.

Entre palavras de exaltação pela circunstância, foram também homenageadas na ocasião uma antiga professora do Instituto de Odivelas, uma residente e duas funcionárias do Lar Nova Casa, a coordenadora e duas voluntárias do Banco de Distribuição de Bens da Arroja

clautros

HOMENAGEM À ANTIGA ALUNA IRENE SERRA

 

O fim da tarde do dia 30 de julho de 2016 foi mágico na Nova Casa!

Residentes, familiares e antigas alunas tiveram o privilégio de ouvir o pianista Carlos Pereira interpretando trechos diversos, de compositores como Chopin, Debussy, Tchaikovsky, Tiersen, Albéniz e Piazolla, entre outros.