A AAlogo Voluntariado 480x280AIO tem uma longa tradição solidária (Art.º 4 dos nossos Estatutos). Muitas antigas alunas, ao longo dos tempos, têm-se dedicado a colaborar na dinamização da Associação, quer no apoio ao Lar Nova Casa, quer na vida associativa, ou até na prestação de outros serviços no âmbito da cidadania.

Ser voluntária/o é ”obrigar-se” a sair da sua área de conforto e a tomar contacto com outras realidades sociais e culturais, permitindo um maior e mais diversificado enriquecimento pessoal.

Ser voluntária/o obriga a deveres e a direitos, em simultâneo, por parte de quem exerce o voluntariado e pela entidade que o acolhe. 

Assim, cabe à AAAIO, entre outros, proporcionar um bom ambiente de trabalho e assegurar a atribuição de um seguro de responsabilidade civil que salvaguarde os voluntários no exercício das suas atividades. Cabe aos voluntários observar e respeitar as normas e os princípios éticos da AAAIO, receber formação adequada, ser assíduos e responsáveis. 

Nos tempos presentes, face à atual conjuntura social e ao nosso histórico, o projeto de Voluntariado que queremos concretizar tem a grande preocupação de se enquadrar nas atividades e nos objetivos da AAAIO, quer na vertente associativa, quer na vertente Lar. Assim, de acordo com as suas competências e preferências, a/o voluntária/o será orientada/o para uma ou outra dessas duas áreas.

 

A informação necessária para se tornar voluntária/o da AAAIO encontra-se aqui.