A 12 de outubro de 2016 teve lugar, no Auditório da Fundação Montepio, a 5ª Edição do Prémio Envelhecimento Ativo. A este prémio foi atribuído o nome da AA Maria Raquel Ribeiro, já homenageada pela AAAIO em 2014, no dia da Antiga Aluna.

Nas palavras da também AA Rita Valadas, membro dos Corpos Sociais da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, o galardão visa “promover uma imagem positiva e participativa, informando sobre o real contributo que as pessoas idosas dão à sociedade portuguesa e, não menos importante, dando-lhes voz ativa e visibilidade como exemplos”.

Contando com o apoio da Fundação Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este Prémio anual “simboliza a luta pela dignificação do ENVELHECIMENTO ATIVO, da longevidade, e de tudo o que de positivo e de valor neles se encerra, com o duplo propósito de homenagear a Senhora Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, figura ímpar da Segurança Social, precursora de muitas das estratégias de intervenção ora consolidadas e que introduziu o tema do Envelhecimento em Portugal, e homenagear cidadãos com mais de 80 anos que continuam ativos, influenciando de modo construtivo a sociedade portuguesa.”

Representaram a nossa Associação, nesta cerimónia, as Presidentes da Mesa da Assembleia Geral e da Direção.

 

Mais notícias