O PROJETO
Este projeto visou a recolha de testemunhos e o registo de memórias da vivência de mulheres portuguesas que acompanharam os militares em missão no ultramar: na Índia, em África, em Timor e em Macau. A presença militar portuguesa no ultramar não foi uma realidade vivida exclusivamente no masculino, as mulheres acompanharam os maridos que estavam em missão, construíram famílias, aproximaram a vida privada da missão militar.
A recolha de um coro de vozes femininas sobre a presença militar nas diferentes missões no ultramar, teve como propósito a preservação da memória, através de uma sistematização crítica e publicação em livro.
Com o apoio da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e com a chancela da Liga dos Combatentes, lançámos o desafio à participação no projeto junto de todas as mulheres dos militares que cumpriram missões no ultramar, na condição de namoradas, esposas, filhas, irmãs, mães.
Decorrido o primeiro ano de desenvolvimento do projeto, recolhemos os testemunhos de todas as senhoras que generosamente se inscreveram, mostrando-se disponíveis para partilhar as suas memórias. Deste modo, pudemos constituir um acervo que ultrapassa os trinta depoimentos, número que, pela riqueza e diversidade dos testemunhos, considerámos satisfatório para o bom cumprimento dos objetivos do projeto.
Pode aqui ser consultada a documentação do projeto e a carta de agradecimento às participantes.
PALAVRAS E SILÊNCIOS - memórias femininas da presença militar no ultramar
"Ao longo do ano de 2019, decorreram os trabalhos de recolha dos testemunhos e fixação dos textos a publicar, processo concluído em fevereiro de 2020. Os constrangimentos impostos pela autoridade de saúde, em consequência da pandemia de Covid 19, atrasaram a publicação, que só em novembro de 2020 se concretizou, impedindo, no entanto, uma apresentação presencial.
O livro “Palavras e Silêncios”, com Prefácio do Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, enquadra-se no programa Fim do Império, promovido pelo Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes e é publicado pela Âncora Editora. Apesar das dificuldades resultantes da pandemia, o livro está acessível na plataforma online da editora, bem como nas principais livrarias.
Como antiga aluna do Instituto de Odivelas (n.º 54 /1962-1969), manifesto o agradecimento das autoras a todas as Senhoras que nos confiaram os seus testemunhos, em especial a todas aquelas que, sendo antigas alunas ou mães de antigas alunas, connosco partilham também as memórias daquela Casa que nos formou.
A todas as irmãs e amigas, muito obrigada."
Maria de Fátima Pina (Moura dos Santos)
Lisboa, 23-09-2021
«Uma iniciativa encabeçada por três mulheres, duas antigas alunas de Odivelas e uma das testemunhas tendo conhecido minha Mãe, que, aliás, fora aluna desse tantas vezes injustiçado Instituto, mereceria sempre uma breve nota, afetuosa e grata.
É obra reunir trinta e duas mulheres de militares portugueses que serviram na Índia, em África, em Macau e em Timor, e pedir-lhes testemunhos de vida desses anos, a vários títulos inesquecíveis.
Este livro fala-nos ainda e muitíssimo da mulher, do seu papel, da sua luta pela afirmação, pelo reconhecimento, numa vida, numa guerra, numa saga de fim de Império, que eram suas e não somente dos homens.
Reconhecimento redobrado.
O reconhecimento do cidadão e do português.
Mas, por igual, o reconhecimento do Presidente da República Portuguesa, orgulhoso das compatriotas, das mulheres dos nossos heróis anónimos, elas que foram, à sua maneira, heroínas de uma História que quase só os homens escreveram por elas. Todos eles e todas elas honraram Portugal.»
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República
[Prefácio de “Palavras e Silêncios”]