memorias feminino

A Presença Militar Portuguesa no Ultramar - Memórias no Feminino

Este projeto visa a recolha de testemunhos e o registo de memórias da vivência de mulheres portuguesas que acompanharam os militares em missão no ultramar: na Índia, em África, em Timor e em Macau. A presença militar portuguesa no ultramar não foi uma realidade vivida exclusivamente no masculino, as mulheres acompanharam os maridos que estavam em missão, construíram famílias, aproximaram a vida privada da missão militar.

A recolha de um coro de vozes femininas sobre a presença militar nas diferentes missões no ultramar, tem como propósito a preservação da memória, através de uma sistematização crítica e publicação em livro.

 

Com o apoio da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e com a chancela da Liga dos Combatentes, lançamos o desafio à PARTICIPAÇÃO NO PROJETO junto de todas as mulheres dos militares que cumpriram missões no ultramar, na condição de namoradas, esposas, filhas, irmãs, mães.

 

As responsáveis pelo projeto agradecem antecipadamente a generosidade de cada uma das mulheres que, pelo legado dos seus testemunhos, serão coautoras desta obra.

 

Consulte aqui o documento de projeto